20.4.07

Assinei contrato com a Jorge Zahar; livro deve sair em agosto

Meu livro já está sendo corrigido. Deve chegar às livrarias no final de agosto. Fechamos o contrato de publicação com a Jorge Zahar, minha primeira opção, pela afinidade temática, pelo prestígio e profissionalismo. E eu que pensava que a minha parte tinha acabado, estou recebendo comentários e correções e reescrevendo passagens inteiras. Mas trabalho com gosto.

Acho que já está na hora de divulgar aos poucos leitores deste blog. Meu livro - Conectado: O que a Internet fez com você e o que você pode fazer com ela - já tem editora. Ele será publicado pela Jorge Zahar e se mantivermos o cronograma, ficará pronto no final de agosto.

Já faz três semanas que começamos a trabalhar no texto. Eles me mandam os originais corrigidos e comentados e eu vou mexendo e acertando o conteúdo.

Primeiro sentimento: foi especial perceber uma série de profissionais competentes dando atenção a uma coisa que eu escrevi. É como se a semente germinasse e fosse se multiplicando. Aquilo deixou de ser meu e está ficando cada vez mais coletivo. Muito bom!

Trabalho: estou literalmente reescrevendo passagens inteiras do livro. Terminei a última redação no dia 9 de janeiro. Parece que deu tempo para eu me desvincular do texto. E por causa disso, fica mais fácil entender as coisas que precisam ser corrigidas.

É bom poder rever o texto todo, minuciosamente, com essa ajuda metódica e profissional da equipe da Zahar; é bom perceber que o livro vai sendo lapidado.

Tudo isso deve justificar a falta de tempo para manter esse blog atualizado. É sofrido; crise de ansiedade. Tanta coisa acontecendo, notícias, artigos, livros para ler, e o tempo não alcanca, as prioridades não permitem. É o exercício agora e desde muito tempo: ter o foco.

Quando terminarmos o processo de correção e a editora precise menos de mim, terá chegado a hora de cuidar de novo deste blog. Ele é parte do livro; é por aqui que leitores vão conversar, pondo em prática o que está escrito (porque o livro é sobre comunicação online) debatendo, criticando, acrescentando, corrigindo, revendo, etc.

Em breve!