24.1.07

Um título

O título do meu livro é o mesmo deste blog: Mídia Social - Aplicações e Estratégias para Internet Colaborativa. Eu particularmente gosto muito do termo 'mídia social', muito mais do que Web 2.0; inclusive justifico essa preferência na introdução. Mas cá no Brasil ele é praticamente desconhecido. O verbete existente na Wikipedia em inglês é preciso, mas não existe uma versão dele em português. Estou me dando conta disso durante o processo de oferecer o livro a editoras.

Fico pensando: quantas pessoas entendem de cara ou conseguem deduzir o significado do termo de primeira? Tenho a impressão que a palavra 'social' no Brasil hoje está muito relacionada a coisas populares - programa social, responsabilidade social, etc. A primeira idéia que a maioria das pessoas pode ter, depois de um certo esforço interpretativo, é que o assunto seja relacionado a rádios comunitárias ou audiovisual para grupos desfavorecidos. Em qual estante os funcionários das livrarias colocariam um livro com esse título? Na de temas políticos?

Por isso estive considerando a possibilidade de inverter o título para: "Internet colaborativa - Aplicações e Estratégias para Mídia Social". Assim a palavra 'internet' fica proeminente e tudo se resolve. Mas por outro lado, manter o título atual é uma oportunidade para praticamente lançar o termo no país e, com isso, estabelecer com clareza seu significado.