29.1.07

Termo de exclusividade

Uma das editoras que demonstrou interesse por avaliar o livro 'sem compromisso', mandou junto com o email um formulário que deveria ser entregue assinado junto com o arquivo impresso. Esse documento é um termo de exclusividade que - pelo que eu entendi - garante que só esta editora poderá avaliar o livro no prazo de 90 dias.

A Gabi Dias, que é editora e está me ajudando nesse processo, também desconhecia a prática. Fiquei imaginando o motivo que levou à sua adoção. A editora quer evitar de se dar ao trabalho de avaliar o livro para depois perder o título para uma proposta melhor. Faz sentido, mas dependendo da prioridade do autor e de sua confiança no livro, a editora pode sair perdendo. A matemática é complicada. O autor corre o risco de perder 3 meses e receber um não. Se o tema for tecnologia, o assunto se desatualiza, inclusive porque depois do livro ser aceito, ainda leva até seis meses em média para ele ficar pronto. São 9 meses de espera.

A editora conta com seu prestigio para pedir a exclusividade, mas em troca não oferece garantias. Pede fidelidade sem contra-partida e exige muito tempo de espera. No nosso caso, inclusive, não poderemos assinar o termo porque o livro já foi oferecido a outras editoras. O que fazer? Escrever pedindo para eles desconsiderarem o contato prévio? Complicado...

Talvez uma maneira mais amistosa de tratar o autor seja oferecendo um termo de preferência. O autor concorda que se as propostas forem equivalentes, a editora tal terá a preferência. Se o autor recebe uma proposta antecipada, ele se compromete a informar a editora com quem ele tem o acordo. A editora tem um prazo (duas semanas?) para avaliar a oferta e dar sua cartada. Se achar que vale a pena, aceita. Se não, deixa o autor livre para fazer sua escolha.

Obviamente o autor pode blefar. Isso poderá queimá-lo com a editora(ou com várias, dependendo o relacionamento entre os editores) e também fazer com que ele, tentando acelerar a avaliação, receba um 'não' antecipado por a editora não topar acelerar o processo.

Faz sentido?