18.5.07

Sobre o livro

As últimas semanas foram de quase-caos. Estamos já trabalhando na correção do texto para chegar à prova final, que deve ficar pronta no fim de maio.

Não consegui incorporar tudo o que tive vontade. Tem novidades demais acontecendo, principalmente casos originais. Coloquei bastante coisa, mas ainda matuto sobre colocar uma ou outra coisa. Encontrar informação nova também faz a luzinha acender: puxa, isso caberia na parte tal...

Mas o motivo do caos foi ter encontrado um texto que impôs a redação de um novo capítulo. E esse novo capítulo, em efeito dominó, levou a uma reorganização profunda.

Desmembrei vários capítulos, reorganizei a sequencia, joguei algum texto fora (sempre dói), e estou muito satisfeito com o resultado.

Eu estava comentando ontem com a Tati: em agosto do ano passado, quando concluí a primeira versão do livro, achei que tinha chegado ao limite, que aquilo era o final. Recebi feedbacks e acabei cortando metade do material e escrevendo muita coisa nova para chegar à versão enviada às editoras. Novamente me ocorreu que aquilo era o produto final. Mas tão logo eu tive tempo depois de encaminhar os arquivos às editoras, já me vi refazendo, reescrevendo, revisando.

O livro que vai sair em agosto é em essência o que ficou pronto em janeiro: um manual de introdução à mídia colaborativa online. Mas o conteúdo foi lapidado nesse período. Desde o título, refeito a partir de uma conversa com o edu acquarone. Depois o subtítulo, de um brainstorm com a ajuda da Tati. Passando pela revisão do texto com a participação da Beth Arruda. E agora todo o polimento que vem das mexidas formais.

Uma coisa interessante que me dei conta nesses últimos dias: descobri partes de um capítulo espalhadas em outros. É como se no processo de redação, um assunto reaparecesse no meio de outro; como uma conversa onde os temas mudam. e retornam Descobri que muita coisa que eu pus originalmente na conclusão era a continuação de um capítulo anterior. A Tati falou isso quando leu, mas eu não consegui ver naquele momento. Felizmente deu tempo de reorganizar essa informação a tempo.