28.6.07

Baixe, assista, distribua, promova e remixe (se puder)

Na terça eu li no link-estadão (se abrir, cuidado com o banner ninja da microsoft!) sobre o lançamento do video Good Copy Bad Copy feito por uma trinca dinamarquesa, sobre direitos autorais à luz da internet.

Busquei no Google pelo título na terça mesmo e cheguei ao site original. Baixei via Torrent. Demorou umas duas horas no máximo. Hoje, dois dias depois, assisti o vídeo - que, diga-se, foi lançado apenas online.

Sem palavras. Tem que assistir. A declaração do produtor de cinema nigeriano resume o Long Tail. Na Nigéria, ele comenta, tem um ditado que diz que você não pode ser grande e pequeno ao mesmo tempo. "Se os EUA escolheram dominar o mercado mundial de cinema, bom para eles, mas isso nos deixa muitas brechas aqui em baixo para produzir e ganhar dinheiro." A Internet e a tecnologia digital são as ferramentas.

Voltei ao Google para pegar o link para publicá-lo aqui e, surpresa: o site original já não está na primeira página de resultados da busca. Ao invés disso, recomendações da pesada. Blogs populares como o Boing Boing e o site do Creative Commons estão promovendo o video.

Muito educativo. E é curioso notar como um dos modelos de negócio mais originais do nosso país está no extremo da nossa periferia e é tocado por pessoas que nunca pensaram em fazer MBA. Já falei dele aqui. Mas o assunto é o documentário: baixe aqui.