15.6.07

Conecato em uma casca de noz

O título do meu livro que sai da gráfica em agosto é Conectado - O que a Internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Quero realizar um exercício de reflexão para definir esse trabalho em pouquíssimas palavras e de maneira clara ao público geral. Isso é importante na medida em que o livro não cabe comodamente em definições estabelecidas das publicações de não-ficção como manual técnico, jornalismo literário, ciência popular ou reportagem.

Há 40 anos, apenas instituições tinham recursos para comprar computadores e só especialistas conseguiam operá-los. Mas gradativamente esse aparelho inaugurou uma maneira nova de comunicação, reduzindo limitações de tempo e espaço e permitindo a interlocução entre grupos de pessoas. Conectado é um manual para o usuário sem experiência técnica entender o que mudou, saber como tirar proveito desse novo cenário e também perceber os riscos e desafios que ele traz.

Até pouco tempo, existiam dois modelos de comunicação: no broadcasting, a informação saía de um ponto para muitos mas não voltava; no two-way, ela ia e voltava entre dois pontos. O broadcasting tradicionalmente esteve associado a instituições e serve para falar com audiências; o two-way foi moldado para o uso doméstico e seu alcance é reduzido. Mas nos últimos dez anos, pessoas comuns passaram a ter o mesmo poder de difusão antes reservado a governos e empresas. Conectado mostra como tornar essa experiência ainda mais radical, capacitando os interessados a explorar os recursos da chamada comunicação de muitos com muitos.

Fala de tecnologia mas não é um livro técnico. Também não é uma divagação filosófica ou acadêmica sobre a Internet. Foi pensado como o manual introdutório para um curso sobre comunicação online que inclui aspectos técnicos e teóricos, apresenta situações práticas, discute casos e introduz alguns temas debatidos como pirataria e privacidade. Ele pode ser aproveitado por jornalistas e comunicadores em geral, acostumados ao broadcasting, entenderem as novas regras e desafios da profissão, e também para o restante do público, profissionais de outros campos, interessados em tirar proveito dessas novas ferramentas.