14.6.07

Não adianta bloquear MSN

O MSN vem sendo sistematicamente proibido em empresas. Motivo: os funcionários deixam de fazer suas obrigações. Solução: fechar as portas que permitem o fluxo de dados desses programas. Resolvido? Não exatamente.

Faz pouco mais de um mês, venho notando que a área de comentários da enquete de um dos sites que eu frequento tem se tornado, ocasionalmente, ponto de encontro de jovens. No começo, pensei que fosse um tipo de cibervandalismo para provocar confusão, aborrecer os participantes, etc. Mas acabo de perceber que a finalidade é prática.

Cenário: o 'menino' e a 'menina' trabalham em empresas de telemarketing. O computador é ferramenta de trabalho e também o acesso à internet. MSN, Orkut, etc, estão bloqueados. Mas qual é o prejuízo se a área de comentários de um site qualquer pode servir para a mesma finalidade? Copie o link, envie para quem ou quens voce quer conversar, marque uma hora e pronto.

A diferença entre síncrono e assíncrono está perdendo o sentido; já não explica a diferença entre as ferramentas. Uma troca de mensagens em tempo real usando um forum é o mesmo que uma conversa por MSN.

O que fazer nesse caso? Ou você desconecta as máquinas da Internet ou estará vulnerável a este tipo de ação, que demonstra a capacidade regenerativa da comunicação em rede. A questão será aprender a conviver com os aspectos bons e problemáticos dela.

Eu já tinha publicado este texto e paralelamente ia apagando as mensagens deixadas no site em questão. Algumas horas se passaram, volto a abrir a área de comentários e encontro a seguinte nota endereçada a mim:

Caro Editor! venho atraves desta pedir desculpas pelas msgs no site, mais é a unica forma que encontro para falar com minha namorada que mora a distancia de mim e nos vemos 1 mes por mes e na empresa onde trabalhamos o msn, orkut sao bloqueado e essa é unica forma de contato, sei que atrapalha mais qru que entenda! desculpe e obrigado! Aguardo o seu esclarecimento sobre o caso, me de uma resposta!
Bingo!

Veja a seguir uma parte da sequencia de mensagens copiada da área de comentários do site observado, com o mesmo formato e tema de conversas por MSN.
menino
SAUDADE SAUDADE SAUDADE... TE AMO TE AMO TE AMO

menino
Ok entaum meu anjo vai la bom trabalho pra vcc... se cuida!! que problema, mto seriu??? oO espero que de td certo..se naum der pra voltar te ligo depois naquele esquema msm... bjus meu amorrr fik com deussss......

menina
nem sei anjo vou envasar embrioes daqui a pouco... depois te chamo de novo ... tenho que resolver um problema aqui... te amo... saudade gigante.. muita mesmo... se eu naum voltar espero sua ligação ta bom? beijinhos

menino
pq meu amorr???? tem que comerrrr, vai embora que hrs??

menina
eu naum almocei ... to sem fome...=/

menina...e
amorr.to triste...minha marmita é gigante to comendo mto hahahahahhaha ... eae como estaa??

menina
vi tadinho do editor ele deve ficar muito bravo com a gente... EDITOR me perdoa!!!!!

menino
se viu meu pedido de desculpas rsrsrs

menina
to akiii!!!

menina
amor... vc ta ai?

Caro Editor!
Aguardo o seu esclarecimento sobre o caso, me de uma resposta!

Caro Editor!
venho atraves desta pedir desculpas pelas msgs no site, mais é a unica forma que encontro para falar com minha namorada que mora a distancia de mim e nos vemos 1 mes por mes e na empresa onde trabalhamos o msn, orkut sao bloqueado e essa é unica forma de contato, sei que atrapalha mais qru que entenda! desculpe e obrigado!

menino
pq amor? me conta!

menino
SAUDADE SAUDADE SAUDADE... TE AMO TE AMO TE AMO

menino
Ok entaum meu anjo vai la bom trabalho pra vcc... se cuida!! que problema, mto seriu??? oO espero que de td certo..se naum der pra voltar te ligo depois naquele esquema msm... bjus meu amorrr fik com deussss......

menina
nem sei anjo vou envasar embrioes daqui a pouco... depois te chamo de novo ... tenho que resolver um problema aqui... te amo... saudade gigante.. muita mesmo... se eu naum voltar espero sua ligação ta bom? beijinhos

menino
pq meu amorr???? tem que comerrrr, vai embora que hrs??

menina
eu naum almocei ... to sem fome...=/

menina...e
amorr.to triste...minha marmita é gigante to comendo mto hahahahahhaha ... eae como estaa??

menina
vi tadinho do editor ele deve ficar muito bravo com a gente... EDITOR me perdoa!!!!!

menino
se viu meu pedido de desculpas rsrsrs

menina
to akiii!!!

menina
amor... vc ta ai?

menina
nunca vi confrater. depois das 10:00

menina
quer saber na realidade to bem emputada...

menino
isso é modo de falar amor... o jeito que vc fala e tals..e como elas falam..pq elas tb sao "odiiadas" me expressei mal rsrs

menina
eu naum to metendo o pau nela... simplismente ela e sua irma naum gostam de mim

menino
elas tavam falando assim" elas tem ciumes da gente pq paparicam os filhinhos so pq sao homens e filhos unicos kkkkkkkkkk, tem medo de perde-los para nos" hahahahaha

menino
hehehehe relaxa vc vai ser a mae do netinho dela kkkkkkkkkkk ela vai ter que conviver com isso por bem ou por mal..as meninas aki do lado tavam metendo o pau na sograa...falei parecem a cris..elas falaram sogra de namorada ´r um cu hahahahah rachei de rir

menina
ta bom entao... a gente ve isso depois sabia que elas me irritam rsrs

menino
amorrr... dependendo da hr que vc sair dai se naum der pra gnt se ver nenhum pokinho no sabado... eu invento alguma coisa... e a gnt fica junto... pode ter creteza...eu nuam vo com elas se naum der pra te ver nenhum poko... qru ficar com vccccccc

menina
queria ficar com vc no sabado... nem sei que horas eu vou conseguir sair daqui... mas enfim... acho que so vou ti ver no domingo mesmo =/

menino
nao sabe oq fazer em relação a que?? eu sei que vc fica mal amor...tb fico mal por te ver mal naum gostaria que fosse assim... mais elas tem que entendder que é assim que vai ser elas queiram ou naum...

menino
vc tb me faz mta falta... por mim viveriaa com vc o tempo todo... vc me faz mta mta falta msm meu anjo...por isso faço td pr ate ver

menina
to meio triste amor mas por outro lado naum quero que vc brigue com essas coco ai... naum sei o que fazer =/

menina
entao tá... vc sabe que me faz falta...

menino
Amorrr... num fala asssim!! =( tem feriadooo... mais é de sabado...=/...eu vo sim... nem que pego 2 dias de folga mais eu vouuu pode ter certeza se vai ver...se naum vo dois final de semana... ;)

menina
so quero ver =/

menino
otimoooo!!! rsrsrs vo ter mais tempo pra decidir o dia que vo pra i fica com vccc ;) e qdo vo faltar

menina
depois das provas fica um mes de ferias sim

menino
Amorrr...na faculdade é 1 mes de ferias? depois das provas naum tem mais aula né??? semana que vem vo num seminaria de biotecnologia aki em ribs..vo falta 3 dias no trampo... e nas ferias vo dar um jeito tb pq qru ficar mais dias com vc :D:D

menina
ok ... pode ligar

menina
chateada por vc naum poder estar comiog no sabado... mas ja falei... ta tudo certo... a gente deixa assim..

menino
vo te liugar agora ok?

menino
chateada por eu ir com elas?

menina
num to nervosa... so chateada mas tudo bem....

menino
ta bom ta bom rsrsrs desculpaaa hehehehe... calmaaaaa.....

MENINA
SE VC NAUM FOR A GENTE FICA JUNTO... SE VC FOR EU SAIO

menino
Ok.... vc que sabe num tava fim de ir, mais se quizer sair com as meninas no problem ai vo la com elas ou fico em casa caso eu naum for... tubinho? hehehehe que peça?

menina
claro... hj vou no tubinho pode ir sabado com sua irma... se naum tiver niver.. vou ve se saio com o pessoal dai... marcar com as meninas um barzinho...

menino
vc qr que eu ligue?? eu qru ligar sim rs