23.2.07

Como inserir botões para bookmarking social no novo Blogger

No post anterior, eu disse que tinha conseguido colocar botões para os sites de bookmarking Digg! e del.icio.us no final de cada post. Aqui vai a receita para quem quiser fazer o mesmo:

A primeira dificuldade foi encontrar uma solução para a versão nova do Blogger, que até pouco tempo era chamado de Beta porque ainda estava em fase de testes. Para a versão anterior do serviço encontrei instruções aqui e para blogs em geral, aqui.

Usei como referência as instruções a seguir encontradas no Blogger Hacks:

1. Review/understand the Blogger beta template code and select the location where you would like to put the links on this page
2. Select additional social bookmarking links and obtain the images from this page
3. Save the images on your hard drive and host them on a server or free image host like [www.photobucket.com photobucket]
4. Back up your template and then in the expanded widget view incorporate the code from sites mentioned above.
5. Preview the template (if you have followed the instructions carefully there should be no problem).
6. Save and template and enjoy! Incase of any issues feel free to drop a line on any of the above sites.
Como o novo Blogger usa um programa diferente, o hack para inserir os botões não está tão disseminado. Mas não demorei nem dois dias para encontrar e aprender a instalá-lo.

No site Hackosphere, linkado no primeiro item da relação acima, segui as instruções:

1. Entrar no administrador do blog, abrir a seção 'template'. A primeira coisa a fazer é salvar o template, que é o código com os parâmetros do seu blog. O sistema tem um botão para você fazer isso diretamente. O motivo é evitar a possibilidade de alguma coisa dar errado e você provocar uma mudança irreversível no blog. Salvando o código, você pode sempre voltar ao que era antes.

2. No template existe um checkbox para o sistema "expand your template widgets"; pelo que eu entendi, ao clicar no box, o sistema mostra detalhes do código que não aparecem na forma inicial. Então, eu selecionei e copiei o código para um bloco de texto e fiz uma busca por 'post-labels'. Isso me levou ao seguinte pedaço do programa.

3. A parte em preto é o que já está no template. A parte em vermelho é o que voce deve incluir. Feito isso, selecione o código inteiro, copie e cole de volta na janela do template. Você pode ver como vai ficar pelo botão de 'preview' ou salvar direto. E pronto. Aparecerão no final de cada post os botões para o Digg! e Del.icio.us.

O próximo passo e entender como colocar as imagens / logos desses sites junto com os links. Não deve ser difícil, mas uma coisa por vez.