5.2.07

Duas respostas negativas

Dia atribulado. Pouco tempo para cuidar do livro. Gabi mandou o email para várias editoras neste fim de semana. Eu queria ter adiantado o meu lado hoje, mas vou passar alguns dias sem poder me conectar à internet usando o meu computador. E é lá que é o meu cockpit. Tudo está à mão.

Também recebi duas respostas negativas, uma porque o tema não não faz parte da linha da editora, e o outro, porque decidimos não assinar o termo de exclusividade.

Conversei com um amigo que ex-proprietário de editora. Ele achou justo a condição de análise mediante compromisso de exclusividade porque as editoras sérias gastam dinheiro para fazer uma avaliação responsável do material. Eles pagam para um especialista - o parecerista - ler e opinar sobre a relevância do livro.

Reconheço que a editora tenha seus motivos para tomar essa atitude. Mas acho que ela, em se interessando pelo livro, poderia avalia-lo preliminarmente e pedir para o autor notificá-la em relação a eventuais ofertas. Se a editora estiver interessada, poderá considerar as propostas que o autor recebe e fazer sua oferta.

Essa editora em questão: é bastante conhecida, forte no segmento universitário. Talvez ela ofereça menos do que outra editora - em termos de prazo para a publicação, porcentagem de direitos autorais ou tiragem -, mas eu poderia optar por ela por causa de seu nome e credibilidade no mercado e capacidade de chegar a um mercado consumidor interessado no assunto do livro.

Neste final de semana, abri o email várias vezes para ver se havia alguma mensagem sobre o livro. Ansiedade.