23.2.07

Recomendo Getting Real

Mencionei em um post anterior sobre o livro Getting Real. Acabei de ler hoje. Valeu a pena. Recomendo. Provocou muitos insights.

O livro apresenta a filosofia de trabalho da agência de produção de aplicativos para internet 37Signals. Mas pode servir como modelo de funcionamento para empresas com foco em outras áreas.

O texto é gostoso de ler; redação publicitária: rápida, direta, bem humorada... e até soa um pouco arrogante na maneira como eles se acham os porta-vozes da razão e do bom senso.

O arquivo em PDF que chega para quem compra o livro tem 174 páginas, mas o conteúdo é distribuído demais. O texto fica concentrado em uma fração da página e tudo é motivo para começar uma página nova. Isso é um aspecto negativo, porque dá a entender que o livro tem um tamanho que ele não tem e porque a impressão consome muito mais páginas do que deveria.

O ponto-chave do livro é economia. Economia de esforço, de pessoas, de código. Para que gastar 100 mil quando você pode lançar o produto por 20 mil? A idéia é que o limite de orçamento estimula a equipe a ser mais eficiente.

Outros pontos: reuniões e documentação. Me lembro da época da StarMedia. Muita reunião. Gente que tinha que ficar até tarde trabalhando porque passava o dia pulando de uma reunião para outra. E com a movimentação do projeto de equipe para equipe, a documentação gerava confusão.

A 37Signals propõe que o projeto comece em rascunhos feitos em papel, depois seja transposto para uma versão em html e na sequencia, desenvolvido pelo programador. Você mantém o projeto fechado no que é essencial do software, já começa a ver como ele funciona e com isso, reduz a possibilidade de erro por falha de compreensão.

A 37Signals é uma empresa ponto.com por excelência. A equipe tem cinco pessoas, cada um trabalhando em um lugar diferente. Eles criticam a meta de fazer a empresa crescer para eventualmente ser vendida. Trabalho pelo lucro. Eles vêem a empresa como uma oficina artesanal. As pessoas se envolvem com o produto, se comunicam bem entre si, tem funções multiplas. Se interessam mais na possibilidade de fazer coisas bacanas do que de ficarem milionários. E mantendo a agilidade, conquistam clientela oferecendo produtos eficientes e flexíveis.

Pretendo reler o livro quando o processo de publicação estiver encaminhado. Eles dão boas dicas sobre o lançamento de softwares, que devem servir bem para lançar outros produtos.