12.2.07

Vendeu livro pela Web (e parece que está ganhando dinheiro)

Comprei na semana passada o livro Getting Real, publicado por uma agência americana chamada 37 Signals. (O livro não é sobre colaboração e sim sobre desenvolvimento de sites em geral.) Eles também disponibilizaram o livro inteiro na rede, em inglês, em português e em outras línguas. Voce pode usar o copy-paste para levar o conteúdo para o Word e imprimir. Inclusive o número de páginas cai bastante, de 177 para umas 50, o que significa economia na hora de imprimir, mas...

Eles usaram uma solução interessante. Você abre o livro pela Web. Fica 'mordido' pela curiosidade. Texto enxuto, a agência parece ser renomada, promessa de revelar o caminho das pedras. É incômodo ler na tela. Impresso pelo copy-paste, o texto perde a formatação. Uma fração acha que vale a pena ter o arquivo PDF. O link para compra está ao bem visível. O processo é seguro, rápido, eficiente. Só 20 dólares. (O que são 20$ perto dessas promessas.) Eles anunciavam mais de 20 mil compradores. Cedi.

Agora o golpe final: quando você compra o PDH, o site gera um arquivo individual, com o seu nome impresso em cada página. Resultado: atrapalha - dá trabalho - para quem quiser disponibilizar o arquivo na rede. Independente do comprador colocar um nome falso, para comprar, ele terá que usar um cartão de crédito, e o número desse cartão ficará relacionado ao nome dado para concluir a transação.

Achei a tática boa. Para fazer 10 cópias, voce paga 49$. Não é tão caro assim para uma empresa. E para que criar problemas...

Se uma fração do público internauta pensar assim, esse livro será um best-seller sem precedentes. Eu imagino que sim. Eles estão cobrando preço de livro normal, mas não pagam pela impressão em papel e nem pela distribuição. Ficam com todo o dinheiro. Canalhas!

Não deve ser a solução final para a chamada 'pirataria' de informação registrada pela rede. Ainda assim parece ter dado certo neste momento. Mas não funciona para arquivo de audio e vídeo, inclusive porque neste caso se trata de uma solução para um segmento de público, o que não deve mobilizar milhares de pessoas para pensar e colaborar na busca de formar de hackear o arquivo.