23.2.07

Para que ter botões para Digg! e del.icio.us?

Para que incluir no final de cada post botões para registrar seu link nos sites del.icio.us e Digg? Fiquei pensando nisso. Quais as vantagens do meu post em português ficar registrado em um site cuja maioria dos usuários fala inglês?

No caso do del.icio.us faz mais sentido; é uma ferramenta que não discrimina conteúdo em outras línguas. O sujeito salva os endereços lá para poder acessar de novo por outros computadores. O fato do link ficar disponível para outras pessoas e esse trabalho de seleção e registro fazer funcionar um sistema de bookmarking social é colateral, é secundário.

No caso do Digg!, a idéia é mostrar o conteúdo para outros usuários a ponto dele interessar muitas pessoas e por isso receber destaque na capa do site. Eu não me lembro de ter visto um texto que não seja em inglês na capa do Digg! Seguramente pode acontecer - a apropriação do Orkut pelos brasileiros está aí para convidar especialistas a pensarem nessas situações e em como solucionar este conflito de interesses ou de línguas.

De todo modo, instalar esse hack no blog serviu para demonstrar a beleza dessa tecnologia de comunicação em rede. O hack é uma parte essencial dela. Qualquer um com interesse e dedicação pode descobrir como utilizar um determinado aplicativo. Dinheiro, tempo e espaço já não limitam da mesma maneira a disposição e a força de vontade.