21.3.07

Facemapping - um mapa dos rostos da internet

Atenção: isto é só uma idéia. Pegue o Google Maps e misture com um sistema para montar rostos. Cada usuário que se registra monta uma imagem de si escolhendo cor da pele, dos olhos, tipo do cabelo, etc. Essa informação serve para montar uma espécie de mapa étnico dos internautas no Brasil ou no mundo.

Já devem existir alguma coisa parecida. Um mash-up a partir do Google Maps. O sistema oferece ao usuário um programa para montar rostos - as variáveis seriam cor da pele, tipo de cabelo, tipo do olho, cor do olho, bigode, etc.

Depois de montar seu rosto, a pessoa publica indicando o local onde mora - o ideal é que fosse usado o número do cep como referência; mas para isso seria necessário constar o cep de todos os lugares do mundo.

A partir das características físicas, o sistema daria alternativas de visualização. Uma possibilidade é tabular as características e montar um tipo padrão por região; outra é reunir apenas os rostos com similaridades raciais (usando como critério a cor da pele) e dispor rostos nos espaços variando o tamanho segundo sua insidência. Ou seja, se no Brasil de 50 rostos, 1/5 for oriental, 2/5 for pardo, 1/5 for negro e 1/5 for branco, eles aparecerão dentro do mapa com o pardo de um tamano duas vezes maior do que o dos outros.

Naturalmente isso não poderá servir como referência científica porque não há como confirmar que as pessoas sejam como elas dizem que são - se bem que isso também dá margem para debate na medida em que nos sensos também aparece conflito entre a cor que a pessoa diz ter e a que o pesquisador vê.

O resultado também não poderia servir como registro preciso do rosto dos usuários da internet no mundo; mas projetaria uma idéia disso, uma amostra. E finalmente, valeria a pena constar algum tipo de solução de networking social a partir dessa informação.

Outra idéia seria incluir algum tipo de tagging ou de mecanismo de votação para os participantes influenciarem na visualização dos resultados.

Isso também poderia funcionar - mas seria mais difícil de ser implementado - oferecendo uma maneira para cada pessoa subir fotos de rostos. Do próprio ou de outras pessoas - mas precisa de consentimento.

O sistema vai preenchendo o espaço dos países com essas imagens. Se, por exemplo, no Brasil só tiver uma foto, ela vai ocupar todo o território. Se tiver duas, elas compartilharão o espaço. Mas obviamente haverá discrepâncias. O objetivo é fazer um mapa étnico do mundo a partir de rostos. Além de enviar imagens, os usuários votam sim/não para dizer se consideram aquele rosto representativo do país.

Mas pouca gente teria o conhecimento necessário para cortar uma imagem do tamanho certo para ela ficar no formato das 3x4, de preferência com fundo claro para melhorar a visualização. Além disso o programa precisaria ficar alterando o tamanho das imagens, comprimindo informação, e isso, além de demandar processamento, tende a distorcer e prejudicar a visualização.