15.3.07

Happyslapping vs. jornalismo cidadão

Na Europa, gangues estão disseminando a moda de registrar em vídeo e depois difundir pela internet ataques violentos a outras pessoas. Você está andando na rua, leva uma porrada de um estranho e depois descobre que a cena está no YouTube servindo de entretenimento - uma espécie de pegadinha violenta - para quem quiser assistir.

Na tentativa de conter esse tipo de assalto, a pessoa que gravar e publicar cenas violentas na França poderá pegar cinco anos de cadeia. Isso é um atentado ao chamado jornalismo cidadão?

Eu tinha lido rapidamente que o governo francês tinha aprovado uma lei que de alguma maneira impedia pessoas de registrarem e divulgarem conteúdo pela web. Mas foi pelo Libellus, blog da Ana Brambilla, que entendi o problema.

Vou resumir: desde 2005 vem se disseminando pela Europa uma prática de ficou conhecida como 'happyslapping'. Uma pessoa registra em vídeo outra ser agredida, com o consentimento do agressor. Uma forma de bullying. Exemplo: meu amigo me grava batendo em outra pessoa na rua. A violência vai de um encontrão a estupro e até assassinato. Esses vídeos vão para a internet e são difundidos por sites como YouTube.

Além da simbologia - talvez como o graffiti? - de contestar a ordem e questionar o poder instituído, o happyslapping se tornou recurso nos tribunais. O fato do ato ter sido gravado o coloca na categoria de "brincadeira de mau-gosto", e não de crime. Por isso a atitude de governo francês de penalizar com até cinco anos de cadeia a pessoa que grava e divulga pela internet esses atos violentos.

Se por um lado isso prejudica a liberdade do jornalista amador - o profissional tem permissão de gravar cenas violentas -, por outro, cria entraves para os responsáveis por esse tipo de ataque.

Não sei se isso vai diminuir de fato a liberdade do jornalismo cidadão, como é chamado. O texto publicado pela Ana lembra da filmagem clandestina do ataque da polícia de Los Angeles ao negro Rodney King. A legislação francesa criaria problemas para o cinegrafista amador nesse caso?

Eu tenho a impressão que é possível diferenciar, com bom senso, esse tipo de material do que for happyslapping. Alguém discorda?