27.3.07

Tecnobrega - o que as gravadoras têm a dizer?

o que é isso: um modelo de negócio. open business. sistema emergente e descentralizado. músicos disseminam faixas via rádios e camelôs em Belém do Pará. as mais tocadas rendem apresentações para as bandas.

perceba: um grupo musical ou DJ grava em estúdio caseiro quatro músicas, sendo que tres são agitadas e uma, romântica. mandam esse material para as rádios e para 'aparelhos', que são grupos que produzem shows. as músicas que 'pegam' são compiladas por camelôs e vendidas nas ruas. um cd custa R$4, um dvd, R$10.

o camelô indiretamente participa da divulgação da banda. ele é o termômetro. as bandas que vendem bem são convidadas pelos aparelhos para fazerem apresentações. e daí é que vem o dinheiro para os músicos.

a matéria saiu hoje (para assinantes uol/folha) no caderno ilustrada da folha de sp, para anunciar a conclusão de um estudo sobre open business realizado pela fgv rio.

O tecnobrega é a música mais ouvida no Pará. Em Belém, esse mercado é formado por 73 bandas; 273 aparelhagens (equipes de som que realizam as festas de tecnobrega); e 259 vendedores (de CDs e DVDs) que trabalham nas ruas da cidade.
o cinema nigeriano e a cena anarcopunk da Colômbia estão entre os analisados pela FGV.
Voltada totalmente para o mercado de DVDs, a Nigéria tornou-se o principal produtor de longas do mundo, com cerca de 1.200 filmes/ano (Hollywood faz a metade disso). Os filmes, que custam entre US$ 30 mil e US$ 100 mil, são vendidos em DVDs nas ruas, por US$ 3. É a segunda fonte de empregos no país, atrás apenas da agricultura.
leia aqui uma matéria recente publicada também na Folha com o advogado Ronaldo Lemos, de 28 anos, que fez mestrado em Harvard (EUA) sobre o tema, doutorado na USP, e é o único latino-americano entre os nove integrantes da cúpula do Creative Commons.