15.3.07

Por que o Orkut é tão popular no Brasil?

Por que o Orkut deu tão certo no Brasil a ponto de fazer o Google perder uma de suas peças importantes para conquistar o usuário da internet norte-americano e internacional? Estive tentando contatar pessoas que eu não conheço sem obter sucesso e me deparei com um elemento que certamente está relacionado com o sucesso dos ambientes de networking social neste país.

Me lembro dos EUA. Parece que quanto mais homogênea é a sociedade, menor é o ruído dentro dela.

Veja, por exemplo, o currículo. Nos EUA qualquer pessoa que não seja um VP deve ser capaz de resumir seu histórico profissional a uma página. Motivo: nos processos de seleção, os encarregados da área de recursos humanos recebem e avaliam dezenas, talvez centenas ou até milhares de interessados. Tudo deve estar na primeira página; de preferência, nas primeiras linhas. Essa é a primeira peneira: a concisão, a objetividade e a capacidade de expressão escrita.

Aqui, paulatinamente, vai se tornando padrão o currículo de uma página; mas isso vale apenas para estagiários e pessoas sem especialização. (Existe uma indústria que atende à necessidade dessas pessoas, digitando e imprimindo seus CVs no centro da cidade; o serviço completo vale um ou dois reais.) Se o sujeito é gerente, já pula para duas páginas. Digo de maneira geral; não como regra.

Quanto mais heterogênea é a sociedade, maior é o ruído. A comunicação direta não basta para filtrar os diálogos. Aqui, o cafezinho, o olho no olho e, mais do que tudo, a indicação, a referência, estão um passo antes do contato entre as pessoas.

Estou pensando nisso por um motivo prático. Estou procurando emissoras na cidade de São Paulo para transmitir os boletins do Leia Livro. Qual seria o caminho óbvio? Entrar no site de algumas rádios, escolher alguns nomes de pessoas que possam ter relação com o assunto (no caso, jornalistas que cuidem da área de cultura / entretenimento) e mandar uma mensagem para elas perguntando o nome do responsável por avaliar novos produtos.

Na prática e em geral isso não funciona. O caminho, para aumentar as chances de sucesso, é descobrir dentro da própria rede de relacionamentos, alguém que conheça alguém que trabalhe lá. Independente da função dessa pessoa. E então entrar em contato com ele ou ela se apresentando e pedindo, a título de ajuda pessoal, para ser apresentado ao encarregado. "Pode dizer que me conhece." "Fale em meu nome." Essas frases fazem parte da 'dança' para conseguir o objetivo.

Isso não é uma característica exclusiva das sociedades latino-americanas; os links fracos existem e são um elemento importante dentro da economia humana. Mas aqui, quem voce conhece é mais importante do que a sua capacidade individual. Profissionais brilhantes possivelmente têm menos oportunidades que aqueles que têm bons contatos na família.

Isso tudo é mais ou menos óbv, você deve estar pensando. Mas me dei ao trabalho de escrever essa explicação porque essa característica da sociedade justifica o fato do Orkut (uma ferramenta de relacionamento) ter se dado tão bem no Brasil. É um fenômeno. Muita gente está tentando entender como o Google - o big boss atual da nova economia - deu uma bola fora dessa, 'perdendo' essa ferramenta para um mercado pequeno (brasileiros correspondem a 3% dos internautas do mundo)?

São vários os motivos que levaram ao 'sequestro' do Orkut pelos brasileiros, e eles estão amarrados uns nos outros. Mas este, na minha opinião, tem uma importância diferenciada.